quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Produçao em rede

Educar é comunicar, dialogar, compartilhar vivências e saberes do indivíduo interagindo no meio em que atua. Não se pode entender Educação apenas como mera transmissão de conhecimentos, mas sim como um elemento propulsor de crescimento individual e coletivo.
Ao longo dos últimos anos o processo educativo vem sofrendo inúmeras mudanças que estão diretamente ligadas a inclusão das tecnologias de comunicação e informação no dia-a-dia dos indivíduos. É cada vez mais comum o acesso a internet e outros recursos tecnológicos proporcionando inúmeras possibilidades de acesso a informações e de conhecimento.
Essa nova forma de aprender e ensinar, tira do professor a transmissão absoluta do conhecimento, levando-o a ser uma espécie de incentivador da aprendizagem do aluno. Assim, juntos professor e alunos passam a construir conhecimento. Neste novo cenário, surgem os ciberespaços e as comunidades em rede.
Para o filósofo francês Pierre Lévi “o crescimento do ciberespaço resulta de um movimento internacional de jovens ávidos para experimentar, coletivamente, formas de comunicação diferentes daquelas que as mídias clássicas nos propõem.”
A interatividade presente em ciberespaços leva o individuo a amplificar, exteriorizar e modificar, entre outras funções cognitivas, a memória, imaginação e raciocínios, favorecendo novas formas de acesso a informação e novos estilos de raciocínio e de conhecimento. Assim, professores e alunos aprendem juntos
O novo ambiente de rede permite, viabiliza e deixa brechas para que este espaço de comunicação floresça. Ou seja: estar na rede não nos faz, necessariamente, gerar inovação ou conhecimento. A rede simplesmente propicia uma nova forma de se comunicar e gerar conhecimento .
São exemplos de ferramentas utilizadas nas comunidades de rede:
• A Wikipedia é uma enciclopédia mundial em que qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo como modificá-lo, acrescentando, retirando, ligando outros documentos, reformatando, corrigindo e traduzindo seus verbetes. A fiscalização do trabalho é feita pelos próprios usuários, que podem atualizá-la com as últimas informações ou apagar informações erradas ou mentirosas que tenham sido incluídas por desinformados ou vândalos .
• Blog vem da abreviação de weblog: web (tecido, teia, também usada para designar o ambiente de internet) e log (diário de bordo). É uma ferramenta do mundo virtual que permite aos usuários colocar conteúdo na rede e interagir com outros internautas .

Referências Bibliográficas:
- CAVALCANTI, Marcos e NEPOMUCENO, Carlos – “Pingo nos is: a importância das comunidades em rede. Texto retirado do livro “O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva”, Editora Campus – Elsevier, Rio de Janeiro, 2007.
- BALBINO, Jaime – Num mundo wiki, uma escola idem – Parte I
Disponível em:
http://www.dicas-l.com.br/educacao_tecnologia/educacao_tecnologia_20070115.php
- GENTILI, Paola - Blog: diário (de aprendizagem) na rede – do site “Nova Escola on-line”, edição 173 – jun/2004, disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/blog-diario-423586.shtml

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto e pela iniciativa em partilhar no Google Docs para que seja reestruturado. Abçs
    Floracy Soares

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  2. Gostei muito da sua produção, espero poder contribuir com vc.ah, quando tiver outro processo de seleção da plataforma freire me avisa, porque nao fiquei sabendo e perdi essa oportunidade. bjs!
    Socorro Braga

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