segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Professor na EAD: Quem é este profissional?

Estamos vivendo na era da informação onde a educação a distância e o ensino on-line vem se destacando. Escolas e universidades estão cada vez mais, utilizando recursos tecnológicos, proporcionando inúmeras possibilidades de acesso a informações e de conhecimento através da internet. Surge assim, uma nova forma de aprender e ensinar. Onde o professor deixa de ser um emissor de conhecimento e passa a ser um incentivador da aprendizagem e o aluno deixa de ser um receptor e passa a ser também um construtor de conhecimento.
De acordo com Lina Morgado, o ensino online centraliza-se nos seguintes elementos: a comunicação mediada por computador, o ensino a distância, a comunicação síncrona e assíncrona e as interações colaborativas. Surgindo três modelos de organização do ensino: Modelo centrado no Professor, Modelo mais centrado na Tecnologia e Modelo mais centrado no estudante.
Observa-se ainda que o ensino online apresenta características comuns ao de uma sala de aula tradicionalista, pois muitos cursos online, tentam simular espaços, recursos e interações de uma sala de aula tradicional. Porém, como o ensino online não é linear, frequentemente é adaptado ao contexto em que está inserido.
Diante de tais mudanças que fundamentam o ensino online como um processo de interação que possibilita e na aprendizagem colaborativa, fica claro que o papel do professor no ensino online apresentada características diferenciadas, pois de acordo com Palloff & Partt o sucesso de um grupos grande depende sobretudo da competência do professor enquanto facilitador, do seu conhecimento do contexto virtual, dos conteúdos e das técnicas e metodologias utilizadas.
Para o sucesso de cursos online, Lina Morgano aponta as seguintes competências para os professores de cursos online, baseado em estudos realizados por Saimon.
1- Acesso e Motivação;
2- Socialização;
3- Partilha da informação;
4- Construção do conhecimento;
5- Desenvolvimento.
Assim, concordo com a idéia apontada no texto por Dugleby (2000) que considera como atividades do professor: dar as boas-vindas aos estudantes, encorajar e motivar, monitorar o progresso dos estudantes, verificar o seu ritmo de aprendizagem, dar informação, aprofundar, clarificar e explicar, dar feedback sobre o trabalho de uma comunidade de aprendizagem, dar conselhos técnicos e de apoio, fechar o curso.


Referências Bibliográficas:

MORGADO, Lina. O papel do professor em contextos de ensino on-line: problemas e virtualidades. Disponível em: http://www.univ-ab.pt/~lmorgado/Documentos/tutoria.pdf. Acessando em 01/08/2010

Observação: Atividade desenvolvida durante o curso de Tutoria on-line

3 comentários:

  1. Olá Inara, o seu blog está muito legal, Parabéns,um grande abraço! Tatiane

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  2. Oi Inara tudo bem? Parabéns pelo Blog!!!! Abraços Rangel.

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  3. Adorei seu blog, a aparencia e principalmente o conteúdo que publicastes, todos de interesse na nossa área e isso enriquece nosso saber,muito obrigada pela partilha de conhecimento e PARABÉNS, Inara!

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